- Da Vinícola
7 CURIOSIDADES SOBRE O VINHO CATARINENSE
Se você está curioso para conhecer mais sobre o vinho catarinense, confira aqui 7 curiosidades para enriquecer sua cultura sobre ele:

1️⃣ O solo é a base de um vinho de qualidade. Obviamente, um bom solo sozinho não fará bons vinhos pois existem aí diversos outros fatores que influenciam, como o clima e a mão do homem.
⛰️ No Planalto Catarinense encontra-se um solo pedregoso, especialmente rico em basalto, que apresenta pouca matéria orgânica e uma excelente drenagem por conta da argila. O que, aliado aos demais fatores, serve como uma ótima base para o plantio de uvas finas.

2️⃣ O Clima é outro fator determinante na qualidade do vinho. Como qualquer outra colheita, a uva tem suas especificidades para que amadureça com todo seu potencial.
⛰️ No caso dos vinhos catarinenses, a diferença de temperatura entre o dia e a noite, conhecida como amplitude térmica ALTISSIMA, e muito benéfica aos vinhos. Sabe por quê? Quanto maior a amplitude térmica, mais lento tende a ser o amadurecimento das uvas que, assim, conseguem desenvolver aromas e sabores mais complexos. Além disso, estudos recentes apontam que a incidência solar, também maior nos vinhedos de altitude, contribui para que a uva desenvolva novos aromas.

3️⃣ A altitude das vinícolas em SC é tão importante para as uvas que os vinhos da região são conhecidos como Vinhos de Altitude. E você sabe por que as vinícolas se instalaram em serras acima dos 900m de altitude?
⛰️ Bom, essa decisão foi pautada em um estudo realizado pela EMBRAPA no início dos anos 90, que apontou que as regiões altas do estado eram as mais proícias ao desenvolvimento e amadurecimento completo de uvas finas. A partir dali, diversos empreendedores resolveram apostar na produção de vinhos e desde então a região vem crescendo a todo vapor ao redor desta cultura !

4️⃣ Você sabia que a maioria das vinícolas catarinenses já dispõe de visitas guiadas e degustações de seus vinhos?
⛰️ O #enoturismo chegou para ficar na Serra Catarinense! Impulsionado pela exeburância e hospitaliddade das vinícolas, além da possibilidade de degustar bons vinhos in loco. Tudo isso é enriquecido ainda mais pela exuberância de paisagens com montanhas, araucárias, campos e vinhedos que representam um atrativo único a nível mundial. Tem roteiro no site da DV para ajudar vc a montar seu tour por lá!

5️⃣ Existem aromas peculiares sentidos em vinhos brancos do terroir catarinense, sabe quais são?
⛰️ Notas de frutos vermelhos, toques cítricos e florais. Acidez equilibrada que revela uma agradável mineralidade, são aspectos típicos dos vinhos da região serrana de Santa Catarina.

6️⃣ Sauvignon Blanc, a grande joia da Serra Catarinense.
⛰️ Com altitudes que variam de 900 a 1.400 metros acima do nível do mar, além de temperaturas excepcionalmente baixas e solo predominantemente basáltico, o potencial de seu terroir testado por enólogos e viticultores, dá destaque à uma casta: a Sauvignon Blanc. O enólogo Jefferson Sancineto Nunes explica a causa: “Por ser uma variedade de ciclo médio e que brota mais tarde, portanto com menor risco de perdas por geada (consegue escapar da maioria das geadas do início da primavera e que frequentemente gera sérios problemas para uvas como Chardonnay e Pinot Noir), ela se adaptou bem ao terroir de altitude catarinense”.

7️⃣ SC conta com vinícolas de origem Japonesa! 🇯🇵
⛰️ Apesar dos japoneses não terem a tradição de vinhos, em São Joaquim encontramos duas vinícolas de origem nipônica: Hiragami e Suzin. Ambas também produtoras de maçã porém que expandiram suas produções às uvas finas. E o resultado tem side espetacular, visto que as garrafas dessas vinícolas chegam a esgotar no mercado interno.
Curtiu nosso conteúdo sobre Vinho Catarinense?
Então confira também nossa seleção de vinhos para você degustar na sua casa, através da nossa loja online.