• Da Vinícola

Chardonnay: barricado e sem barrica, o que esperar?


Na categoria dos brancos encorpados, a Uva branca Chardonnay é conhecida mundialmente por aromas ricos e marcantes. Por ser uma uva mais encorpada, tem resistência para passagem em barril, o que pode ocorrer quando o enólogo busca um resultado final que traga uma textura mais untuosa ao paladar além de aromas adicionais de baunilha, creme e manteiga.

SOBRE A UVA CHARDONNAY


De origem francesa, a Chardonnay é uma das uvas emblemáticas da secular Borgonha, além de ser a uva branca mais difundida do mundo. Na Borgonha, os brancos são normalmente 100% chardonnays. E a uva também é base para um dos espumantes mais famosos do mundo - a Champagne Blanc de Blancs - exclusivamente elaborados com Chardonnay.


Os Estados Unidos são o segundo país do mundo que mais produz vinhos desta varietal. Por lá, a preferência é por Chardonnays Amadeirados e Cremosos, ou seja, aqueles que estagiaram em barricas de carvalho.


Por ser uma uva tão versátil, ela se adaptou facilmente em diversos terroirs - um dos fatores que justifica sua difusão e popularidade. Em climas mais frios, como na Borgonha, apresenta frescor e leveza. Já em climas mais quentes, ela consegue mais estrutura e puxa para frutas tropicais - é o caso dos Chardonnays brazucas.

Barricados (oaked) ou não barricados (unoaked), qual escolher?


Chardonnay NÃO BARRICADO ou Unoaked

Um vinho feito com chardonnay não barricado será leve e apresentará notas cítricas. Para esses vinhos, a harmonização sugerida são pratos mais leves, assim como queijos mais frescos, como o frescal mineiro. Carnes brancas com molhos cítricos ou de ervas, e pouca gordura serão harmonizações interessantes. Um vinho branco e fresco como este pode ser servido na casa dos 5-8ºC.


Opções de Chardonnay não barricado na Da Vinícola

GAZZARO CHARDONNAY MONTE AGUDO CHARDONNAY UNOAKED ABREU GARCIA CHARDONNAY


Chardonnay BARRICADO ou Oaked

A passagem por barrica não é recomendada nem suportada por todas as uvas, especialmente as brancas. Porém a Chardonnay tem estrutura para isso. E quando estagia por barricas, sai ainda mais cremosa e estruturada. Para Chardonnays barricados, lembre-se de subir a temperatura de serviço para 13-15ºC. Já a harmonização fica a cargo de refeições com molhos mais untuosos e cremosos. Carnes e massas com molhos a base de nata e creme, são ideias. Bacalhau em postas e outros peixes gordurosos, como o salmão, também fazem bons pares.


Opções de Chardonnay barricado na Da Vinícola


Com apenas 1.100 garrafas produzidas, a Vinícola Monte Agudo estagiou a Chardonnay durante 10 meses em barrica. Esta é a safra 2018, que se destacou por uma ótima maturação e uma acidez muito bem preservada - o que justifica a escolha de colocá-lo em barricas. Afinal, quanto mais acidez encontrada na uva, mais resistência para guarda ela terá. Então seu tempo de guarda também é mais elevado que o vinho não barricado. Considere guarda de 5 a 10 possíveis para esta garrafa. Um rótulo único em Santa Catarina, vale a pena a degustação.

Melhor preço online garantido: R$97,90

Chardonnay Exp res sões de Altitude

Monte Agudo 2017



Confira nossa seleção de vinhos catarinenses premiados na nossa adega online e desfrute dos melhores rótulos regionais - Saúde!

Da Vinícola

Amante de vinho?

Inscreva-se para não perder nenhuma novidade

ola@davinicola.com.br

(47) 99690 1791

PROIBIDA A VENDA DE BEBIDAS ALCÓOLICAS PARA MENORES DE 18 ANOS

É proibida a venda, consumo ou fornecimento de bebidas alcóolicas para menores de 18 anos, conforme previsto na Lei Federal 8.069 de 13 de julho de 1990.

Da Vinícola Comércio de Bebidas Ltda 

Rua 12 de Outubro, 45, B. Eugênio Schneider, Rio do Sul/SC 89160-054 l CNPJ: 35.446.522/0001-04 l Entrega entre 3 e 7 dias úteis