• Da Vinícola

Chardonnay: barricado e sem barrica, o que esperar?


Na categoria dos brancos encorpados, a Uva branca Chardonnay é conhecida mundialmente por aromas ricos e marcantes. Por ser uma uva mais encorpada, tem resistência para passagem em barril, o que pode ocorrer quando o enólogo busca um resultado final que traga uma textura mais untuosa ao paladar além de aromas adicionais de baunilha, creme e manteiga.

SOBRE A UVA CHARDONNAY


De origem francesa, a Chardonnay é uma das uvas emblemáticas da secular Borgonha, além de ser a uva branca mais difundida do mundo. Na Borgonha, os brancos são normalmente 100% chardonnays. E a uva também é base para um dos espumantes mais famosos do mundo - a Champagne Blanc de Blancs - exclusivamente elaborados com Chardonnay.


Os Estados Unidos são o segundo país do mundo que mais produz vinhos desta varietal. Por lá, a preferência é por Chardonnays Amadeirados e Cremosos, ou seja, aqueles que estagiaram em barricas de carvalho.


Por ser uma uva tão versátil, ela se adaptou facilmente em diversos terroirs - um dos fatores que justifica sua difusão e popularidade. Em climas mais frios, como na Borgonha, apresenta frescor e leveza. Já em climas mais quentes, ela consegue mais estrutura e puxa para frutas tropicais - é o caso dos Chardonnays brazucas.

Barricados (oaked) ou não barricados (unoaked), qual escolher?


Chardonnay NÃO BARRICADO ou Unoaked

Um vinho feito com chardonnay não barricado será leve e apresentará notas cítricas. Para esses vinhos, a harmonização sugerida são pratos mais leves, assim como queijos mais frescos, como o frescal mineiro. Carnes brancas com molhos cítricos ou de ervas, e pouca gordura serão harmonizações interessantes. Um vinho branco e fresco como este pode ser servido na casa dos 5-8ºC.


Opções de Chardonnay não barricado na Da Vinícola

GAZZARO CHARDONNAY MONTE AGUDO CHARDONNAY UNOAKED ABREU GARCIA CHARDONNAY


Chardonnay BARRICADO ou Oaked

A passagem por barrica não é recomendada nem suportada por todas as uvas, especialmente as brancas. Porém a Chardonnay tem estrutura para isso. E quando estagia por barricas, sai ainda mais cremosa e estruturada. Para Chardonnays barricados, lembre-se de subir a temperatura de serviço para 13-15ºC. Já a harmonização fica a cargo de refeições com molhos mais untuosos e cremosos. Carnes e massas com molhos a base de nata e creme, são ideias. Bacalhau em postas e outros peixes gordurosos, como o salmão, também fazem bons pares.


Opções de Chardonnay barricado na Da Vinícola


Com apenas 1.100 garrafas produzidas, a Vinícola Monte Agudo estagiou a Chardonnay durante 10 meses em barrica. Esta é a safra 2018, que se destacou por uma ótima maturação e uma acidez muito bem preservada - o que justifica a escolha de colocá-lo em barricas. Afinal, quanto mais acidez encontrada na uva, mais resistência para guarda ela terá. Então seu tempo de guarda também é mais elevado que o vinho não barricado. Considere guarda de 5 a 10 possíveis para esta garrafa. Um rótulo único em Santa Catarina, vale a pena a degustação.

Melhor preço online garantido: R$97,90

Chardonnay Exp res sões de Altitude

Monte Agudo 2017



Confira nossa seleção de vinhos catarinenses premiados na nossa adega online e desfrute dos melhores rótulos regionais - Saúde!

120 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo