• Da Vinícola

Espumantes : uma obra de arte enfervescente que surgiu por acaso

"Bebo estrelas" - essa foi a indagação do religioso francês Dom Pierre Pérignon, que teria descoberta a bebida acidentalmente. Nesta época, faziam sucesso os tintos da Borgonha. Champagne tentava competir, mas só conseguia destaque com os brancos.


E para a vinificação dos vinhos, o monge tinha suas preferências: pouca barrica, engarrafamento precoce. Porém, Champagne apresentava características climáticas que faziam com que a fermentação acontecesse dentro da garrafa, depois do engarrafamento precoce. Pois a baixa temperatura do outono parava a fermentação do mosto. Este só conseguia retomar a fermentação com a primavera, quando o vinho já estava engarrafado. Assim, gerava gás carbônico ao ponto de estourar as garrafas de tanta pressão. Para amenizar o fator temperatura, as caves eram construídas subterrâneas, no solo de calcário, típico da região.





















CURIOSIDADE: SURGIMENTO DO BRUT


Em 1850 o mercado comprador dos vinhos de Champagne era majoritariamente Inglês. E o paladar britânico foi determinante para a redução do açúcar residual dos vinhos da região, que começaram a produzir os chamados "Bruts" - espumantes com menos açúcar residual.

Influenciadores que aprimoraram a técnica


Os ingleses influenciaram outros surgimentos: garrafas mais robustas para evitar ruptura, assim como a gaiola por cima da rolha, para segurar ainda mais a pressão dentro da garrafa.

Outros inventores das etapas do que hoje conhecemos como Método Champenoise de Produção de Champagne, ou Método Tradicional, merecem destaque.


Entre elas está a viúva do Monsieur Clicquot, Madame Nicole Ponsardin. Viúva aos 27 anos, herdou a vinícola do marido e aprimorou métodos, especialmente aqueles ligados à borra do vinho.

"Veuve Clicquot" ou a víuva Clicquot, foi a inventora do método de girar as garrafas para acúmulo da borra na ponta da garrafa - conhecido como "remuage", e também pelo método de expulsão da borra concentrada na pnta da garrafa - "degourgement".

Para conhecer mais sobre espumantes, se inscreva no blog da Da Vinícola para receber as novidades.


Se ficou curioso para experimentar espumantes, os brazucas são uma bela opção, especialmente os gaúchos e catarinenses. O Método Champenoise, brevemente apresentado acima, é um método utilizado em solo nacional, apesar de não ser o mais disseminado.


Confira algumas garrafas selecionadas a seguir, ou conheça toda nossa seleção na nossa adega de espumantes.



Nossa seleção de espumantes brasileiros método Champenoise:


San Michele Brut 48 Meses Villaggio Grando Brut Rosé Gazzaro Brut Champenoise

Da Vinícola

Amante de vinho?

Inscreva-se para não perder nenhuma novidade

ola@davinicola.com.br

(47) 99690 1791

PROIBIDA A VENDA DE BEBIDAS ALCÓOLICAS PARA MENORES DE 18 ANOS

É proibida a venda, consumo ou fornecimento de bebidas alcóolicas para menores de 18 anos, conforme previsto na Lei Federal 8.069 de 13 de julho de 1990.

Da Vinícola Comércio de Bebidas Ltda 

Rua 12 de Outubro, 45, B. Eugênio Schneider, Rio do Sul/SC 89160-054 l CNPJ: 35.446.522/0001-04 l Entrega entre 3 e 7 dias úteis