Guardando seu vinho em casa: 5 dicas para acertar
  • Da Vinícola

Guardando seu vinho em casa: 5 dicas para acertar


O isolamento nos levou à mudança de hábitos, dentre elas está a experiência cada vez mais frequente de degustarmos garrafas em casa. A loja online da Da Vinícola te ajuda a encontrar os melhores rótulos catarinenses e gaúchos, e depois que eles chegarem até o conforto do seu lar, existe algo a se pensar: como guardá-los? Vale a pena acompanhar as dicas para que seu produto esteja no seu melhor estado quando consumido, afinal estamos falando de um produto que está vivo, respira e algumas recomendações podem melhorar ainda mais essa experiência.

Onde guardar seu vinho em casa


Encontrar o melhor local para armezenar seu vinho não é frescura, é necessário! Estamos falando de um produto que pode mudar suas características e sua experiência de degustação não estará no seu ápice, caso você guarde seu vinho de qualquer jeito. Vamos então para os principais pontos a se considerar na hora de encontrar o lugar ideal na sua casa para seus vinhos.


Temperatura

Isso vale para aqueles que não tem geladeira nem adega própria para vinhos, nesse caso localize o espaço mais fresco da sua casa. Esqueça a cozinha! A temperatura ideal varia de vinho para vinho, e é recomendável você seguir o que sugere o rótulo. Via de regra, tintos a 16ºC e brancos na casa dos 8ºC. Obviamente que estas temperaturas não são "temperatura ambiente" na maior parte do Brasil, portanto escolha guardar seus vinhos num cômodo onde não tenha muita incidência solar, que seja mais fresco. Considere que ele possa chegar até 24ºC sem alterações. E escolha ambiente onde não haja oscilação de temperatura.


Umidade

Quando você encontrar o local mais fresco da sua casa, note como é a umidade do local. Esqueça locais úmidos! Ela pode influenciar negativamente no sabor do seu vinho. Armazenamento de bebidas pede umidade entre 65 e 75%. Então, fique atento!


Luminosidade

Encontramos um local com umidade média e fresco. Ótimo! Provavelmente isso indica que a luminosidade é controlada, não havendo tanta incidência de sol para elevar a temperatura, mas o suficiente para que o ambiente não fique muito úmido. Dentro deste local, escolha um canto onde o sol não alcança. É importante evitar a luz solar. Ármarios ou espaços embaixo de cama normalmente funcionam bem.


Posição

Mantenha seus vinhos sempre deitados, na posição horizontal. Isso garante que a rolha esteja sempre úmida e quando estão hidratadas inibem a entrada de oxigênio nas garrafas. O oxigênio oxida a bebida, e oxidação afeta a cor, o aroma e o sabor.


Tempo de guarda

Este fator altera de rótulo para rótulo. Por isso é importante saber esta informação na hora da compra. Agora se você não tem adega nem geladeira própria a dica é consumir sua garrafa no espaço de 6 meses, para garantir que esteja fresco e adequado. Na hora de servir, seguem algumas dicas que fazem toda a diferença: se for branco, tire da geladeira cerca de uma hora antes e abrá-o, para que o vinho respire. Isso faz com que os aromas fiquem mais marcantes. Se for tinto, faça o contrário, coloque-o na geladeira para resfriá-lo e assim ele ficará mais intenso na degustação. Para espumantes, sirva-os mais frios.


Dicas adaptadas pelo time DV da entrevista de Christopher Delalonde, sommelier do hotel The Dorchester, de Londres, para GQ.

0 visualização

Da Vinícola

ola@davinicola.com.br

(47) 99690 1791

Amante de vinho?

Inscreva-se para não perder nenhum brinde. 

PROIBIDA A VENDA DE BEBIDAS ALCÓOLICAS PARA MENORES DE 18 ANOS

É proibida a venda, consumo ou fornecimento de bebidas alcóolicas para menores de 18 anos, conforme previsto na Lei Federal 8.069 de 13 de julho de 1990.

Da Vinícola Comércio de Bebidas Ltda 

Rua 12 de Outubro, 45, B. Eugênio Schneider, Rio do Sul/SC 89160-054 l CNPJ: 35.446.522/0001-04 l Entrega entre 3 e 7 dias úteis