• Fernanda A Bechtold

Segunda sem Carne mas com Lasanha Vegetariana & Vinho

Se você está a fim de engajar na campanha da Segunda Sem Carne, endossada por personalidades como Sir Paul McCartney, nós podemos te incentivar a passar por este dia com sabores tão ricos, no garfo e na taça, que você nem sentirá o esforço se abrir mão da proteína animal!

segunda sem carne


A BASE DE TUDO: legumes variados aliados a molhos suculentos


Este é o princípio básico para uma boa lasanha vegetariana. E a seleção dos legumes fica a critério da natureza: o que estiver sendo colhido nesta época será a escolha ideal! Comprar seus ingredientes na feira garante frescor e, muito possivelmente, uma escolha livre de agrotóxicos nas cascas do seu legume.


Legumes de Inverno

Aposte no frescor com os legumes de inverno colhidos no Hemisfério Sul nessa estação: milho, brócolis, ervilha, mandioca, abóbora, cará, palmito, inhame, nabo, rabanete, cenoura, abobrinhas, pimentão. Para as verduras: alho-poró, agrião, couve e espinafre.


Lasanha Vegetariana de Espinafre com Cogumelos

& Vinho Chardonnay da Thera


Aproveitando a abundância do Espinafre na estação, vamos uní-lo ao todo poderoso COGUMELO! Nem carne, nem legume, este fungo delicioso é considerado o ingrediente da cozinha com mais UMANI. Umani, é considerado o quinto gosto (sendo os quatro: salgado, doce, amargo, ácido). Conhecido como o "sabor delicioso", traz uma sensação de salivação e persistência em boca. Atrelado ao molho bechamél da receita, a untuosidade é certa e chave para a decisão do vinho a harmonizar.


A Escolha do Vinho: harmonização com a lasanha vegetariana de espinafre e cogumelos

thera chardonnay

Os Vinhos Brancos, apesar de fortemente ligados ao verão, podem ser excelentes escolhas para o inverno, uma vez que você opte por aqueles que passsaram por barricas de carvalho. A passagem por barrica torna o vinho mais untuoso, o que vai tornar a "pareação" com pratos invernais mais conveniente. No inverno, procure beber o vinho branco alguns graus acima assim os aromas estarão ainda mais destacados.


O Chardonnay da Thera estagia parcialmente em barricas de carvalho, passsa por processo de fermentação malolática em contato com as lias. O que isso significa na prática? Aromas amanteigados, um vinho mais encorpado, volume em boca, complexidade aromática por conta das lias e versatilidade na harmonização.

Receita da Lasanha de Espinafre com Cogumelos Harmonizada com Thera Chardonnay


Porções: 4-6

Tempo de preparo: 1h30min

INGREDIENTES

  • 250g massa de lasanha

  • 3 CdSopa de gordura de sua preferência - usamos azeite de oliva

  • 1 cebola picada

  • 4 dentes de alho picados

  • 500g cogumelos Portobello

  • Sal e pimenta a gosto

  • 1/4 xíc. farinha de trigo

  • 2 xíc. de caldo de legumes

  • 1/2 xíc de nata ou creme de leite fresco

  • 4 xíc. de espinafre

  • 1 1/2 xíc. parmesão ralado

  • 200g de mussarela fresca ralada ou picada fina

  • salsinha para guarnição


INSTRUÇÕES DE PREPARO

  1. Aqueça uma frigideira grande com o azeite de oliva. Refogue por 2 minutos a cebola e posteriormente o alho.

  2. Refogue agora os cogumelos em lascas, até reduzir, o que leva em torno de 5 minutos.

  3. Ajuste o sal e a pimenta. Agora adicione a farinha de trigo e cozinhe a mesma bem, o que leva em torno de 1 minuto, mexendo.

  4. Hora de adicionar o líquido! O caldo entra aos poucos, raspando o fundo da frigideira e incorporando junto à farinha. Deixe que cozinhe por uns bons 10 minutos e a mistura comece a engrossar.

  5. Entre com a nata ou o creme de leite, e deixe que cozinhe junto por mais 10 minutos. Queremos o molho bem reduzido, não aguado! Não terá a consistência de um bechamel, mas vai engrossar um pouco mais quando adicionarmos o queijo.

  6. Podemos desligar o fogo e adicionar o espinafre, e 2/3 do parmesão (o último 1/3 irá para o topo da lasanha). Mexa até que ambos estejam incorporados ao molho. Prove e ajuste os temperos.


MONTAGEM DO PRATO

  1. Forno aquecido a 180-200ºC - médio alto.

  2. Comece espanhando uma fina camada de molho no fundo do refratário (usamos um de 20*25cm). Adicione uma camada de massa, uma camada generosa de molho, mussarela fresca. Repita até que a última camada seja de mussarela, e adicione a ela o parmesão restante.

  3. Asse por 30-40min e deixe em temperatura ambiente por pelo menos 10min antes de servir. Adicione a salsinha, e voila!

Bom apetite!

gif



27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo