• Da Vinícola

Pizza & Vinho: 5 dicas para uma harmonização perfeita

Dia 10 de Julho já está consagrado: é o dia da pizza! Estamos ansiosos para para casar este dia de pizza e vinho com este artigo e te passar formar de harrminização inéditas!

Ainda mais que neste ano a harmonização com o dia da semana foi perfeito, afinal caiu numa sexta-feira - o dia da semana oficial para pedir aquela pizza preferida da familía!


Harmonização Pizza e Vinho: quais as combinações certeiras?


Seria missão impossível te passar um único vinho ou casta de harmonização para pizza. Afinal temos vários sabores de pizzas, mais leves ou pesadas, vegetarianas ou com carne, mais gordurosas ou até mesmo, mais apimentadas. Para facilitar o entendimento, listamos os sabores mais clássicos e tentamos englobá-los em categorias abrangentes. Agora a escolha de pizza e vinho vai ficar mais fácil para você, pois já aproveitamos para te passar rótulos premiados da região catarinense para harmonizar e garantir o sucesso da noite!


UMA INFORMAÇÃO UNIVERSAL NA HARMONIZAÇÃO DE PIZZA E VINHO: ACIDEZ!


Já vamos te adiantar a seguinte informação que vai ser nosso funil na hora de escolher o vinho para pizza: a acidez do vinho deve ser relativamente ALTA. Vamos procurar vinhos feitos a partir de uvas mais ácidas, pois elas ajudam na limpeza do palato, uma vez que todas as pizzas tem algo em comum: queijo, que significa, gordura. Assim sendo, um vinho ácido é essencial.


1) Vinho Sangiovese: a casta italiana é perfeita para pizzas que trazem ingredientes rústicos, da terra, como funghi. A Sangiovese tem pouca fruta e muita rusticidade, então é uma uva ideal para pratos que levam queijo, como pizza, especialmente se o recheio for mais queijos, como margherita ou ingredientes terrosos, como funghi.


Vinhos premiados Sangiose disponíveis na Da Vinícola









Villaggio Conti: Leone di Venezia: Vivalti:

Rosso d'altezza Sangiovese Sangiovese



2) Vinho Branco Chardonnay: para pizzas com recheios mais leves, menos robustas porém com teor de gordura médio para elevado. Considere boas combinações de pizza e vinho chardonnay sabores como quatro queijos, pizzas com camarão ou com creme de leite.


Confira os vinhos premiados Chardonnay disponíveis e recomendados pela

Da Vinícola:









Gazzaro: Chardonnay Abreu Garcia: Chardonnay



3) Vinho Branco Gewürtztraminer: este vinho é um estouro de especiarias, frutado e adocicado. Ideal para combiná-lo com pizzas que levam frutas ou aquelas com especiarias ou mais apimentadas.


Confira os vinhos premiados Gewürtztraminer disponíveis e recomendados pela

Da Vinícola











Leone di Venezia Gewurztraminer Villaggio Conti Arancione


4) Vinho Cabernet Sauvignon combina com qual saabor de pizza? Por ter taninos um pouco mais elevados que as demais, recomendamos essa casta com pizzas mais robustas, especialmente de calabresa ou embutidos em geral. Vá e deguste sem medo de ser feliz!


Confira os vinhos premiados Caberet Sauvignon disponíveis e recomendados pela

Da Vinícola











Quinta do Monteiro t'rroa #1315 Cabernet Sauvignon

Panceri Vivalti Suzin


5) Fuja desses ingredientes!


Vale lembrar que ceretos ingredientes não harmonizam bem com vinho e são muito comuns em pizzas. Por isso listamos aqui alguns deles para você evitar sabores que levam eles no recheio quando for degustar com vinho! Os alimentos a evitar são: ovo cozido, pimentão e cebola!


Agora você tem aí um roteiro básico de pizza e vinho para degustar sem medo, hoje, no dia da pizza, e sempre!


Saúde, amigos.

Da Vinícola

Amante de vinho?

Inscreva-se para não perder nenhum brinde. 

ola@davinicola.com.br

(47) 99690 1791

PROIBIDA A VENDA DE BEBIDAS ALCÓOLICAS PARA MENORES DE 18 ANOS

É proibida a venda, consumo ou fornecimento de bebidas alcóolicas para menores de 18 anos, conforme previsto na Lei Federal 8.069 de 13 de julho de 1990.

Da Vinícola Comércio de Bebidas Ltda 

Rua 12 de Outubro, 45, B. Eugênio Schneider, Rio do Sul/SC 89160-054 l CNPJ: 35.446.522/0001-04 l Entrega entre 3 e 7 dias úteis