• Da Vinícola

Receita harmônica: Almôndegas com Tridentum, o tinto 100% Teróldego da San Michele

Essa é uma receita clássica italiana que garante uma refeição tradicional e deliciosa. O molho de tomate e o teor de gordura da carne moída sugerida (patinho, teor médio de gordura) harmonizam muito bem com um vinho de corpo médio também e tinto. Por isso nossa opção foi o Tridentum, vinho 100% da uva italiana Teróldego da San Michele.


Confira a receita, experimente, harmonize e sinta o prazer de degustar ambos.


Ingredientes:


Para as almôndegas:

500 g de patinho moído

1 cebola

2 dentes de alho

1 ovo

½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino

¼ xícara (chá) de farinha de rosca

1 colher (chá) de sal

Pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Azeite a gosto



Para o macarrão e o molho:

500 g de espaguete

4 xícaras (chá) de passata de tomate (molho de tomate caseiro) ou 2 latas de tomate pelato

1 cebola

2 dentes de alho

2 folhas de louro

Azeite a gosto

Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Queijo parmesão ralado a gosto para servir

Orégano fresco para servir


Modo de Preparo:


Para as almôndegas: Descasque e pique fino a cebola e o dentes de alho. Lave, seque e pique fino a salsinha. Numa tigela grande, coloque a carne moída, a cebola, o alho e tempere com o sal e pimenta a gosto. Em outra tigela pequena, quebre o ovo e junte à carne – se ele estiver estragado você não perde a receita. Misture os ingredientes com as mãos, amassando bem por cerca de 2 minutos. Forme uma bola de carne e arremesse contra a tigela algumas vezes para a carne liberar o colágeno – isso evita que as almôndegas desmanchem na hora de fritar. Adicione o queijo parmesão, a salsinha e a farinha de rosca à carne e amasse novamente para incorporar os ingredientes.


Para modelar as almôndegas: unte as mãos com azeite e enrole porções da massa em bolinhas do tamanho de uma bola de pingue-pongue – no total você terá 30 almôndegas. Transfira para uma travessa e reserve.



Para o macarrão e o molho: Leve uma panela grande com 3 litros de água ao fogo alto para ferver — ela será utilizada para cozinhar o macarrão. Enquanto isso, prepare o molho. Descasque e pique fino a cebola. Descasque e bata os dentes de alho no pilão com uma 1 colher (chá) de sal, até formar uma pastinha. Leve uma frigideira grande de borda alta ao fogo médio (se preferir utilize uma panela grande). Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite e coloque metade das almôndegas, uma ao lado da outra sem amontoar. Deixe dourar por cerca de 5 minutos, mexendo a frigideira de vez em quando para rolar as almôndegas e dourar por igual. Transfira as almôndegas douradas para uma travessa e repita com o restante, regando a frigideira com mais azeite. Mantenha a frigideira em fogo médio e regue com 1 colher (sopa) de azeite. Adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 5 minutos até murchar bem e dourar. Regue com 1 concha de água fervente e raspe bem o fundo da frigideira para dissolver os queimadinhos – eles dão sabor ao molho. Junte o alho e mexa bem por 1 minuto para perfumar. Adicione a passata de tomate, as folhas de louro, tempere com pimenta e deixe cozinhar em fogo médio até ferver. Volte as almôndegas douradas à frigideira com o molho, abaixe o fogo e cozinhe por mais 6 minutos. Enquanto isso, aproveite para cozinhar o macarrão: assim que a água da panela ferver, misture 1 colher (sopa) de sal, acrescente o macarrão e cozinhe pelo tempo indicado na embalagem ou até ficar al dente – mexa de vez em quando para soltar os fios. Assim que estiver cozido, escorra a água do espaguete e volte o macarrão para a panela. Junte 1 xícara (chá) do molho de tomate e misture delicadamente com uma pinça – assim o macarrão absorve o sabor do molho e os fios ficam soltinhos para servir. Transfira o espaguete para uma travessa e sirva com o restante do molho, as almôndegas, queijo parmesão ralado e folhas de manjericão a gosto.