• Da Vinícola

Sangiovese: destaque italiano em SC


A grande estrela da Toscana, região central da Itália, protagoniza clássicos italianos, como os Supertoscanos, Chianti e Brunello de Montaltino. A uva mais produzida da Itália está na ativa desde o século XVI! Já sua história com o solo brasileiro é recente. Afinal, o volume a aceitação dos vinhos nacional se deu com uvas francesas. Poucos apostaram no desconhecido. Mas Santa Catarina ousou. E nos últimos 20 anos algumas vinícolas se especializaram e optaram pelo plantios de castas italianas, como a pioneira Vinícola San Michele e a Vinícola Leone di Venezia - eleita a vinícola do ano no Brasil pelo Wines of Brazil Awards.

Sobre a Uva Sangiovese & Vinhos que produz


A principal uva da Toscana produz vinhos de grande elegância, alta acidez, gastronômicos, versatéis e compelxos. De amadurecimento tardio, apresenta características ácidas, tânicas e frutadas. Sangiovese significa "o sangue de Júpiter" em latim ela se destingue na Itália em três famílias: a uva Brunello, a Sangiovese Piccolo e a Prugnolo - todas variações da Sangiovese.


Sua estreia em solos catarinenses


MASO ALTO VINICOLA SAN MICHELE


A Vinícola San Michele estreou a Sangiovese em solos catarinas há 10 anos. Vinícola de origem italiana, os sócios-enólogos, escolheram a data de comemoração dos 15 anos da vinícola para trazarem e testarem a cepa em SC.


Com a produção inical desta cepa limitada, optaram por usá-la em um blend supertoscano: Sangiovese, Merlot e Cabernet Sauvignon, e assim nasceu um dos seus rótulos mais difundidos, o Maso Alto.


SANGIOVESE 2018 LEONE DI VENEZIA


A Vinícola Leone di Venezia teve sua estreia com a Sangiovese há 10 anos também, apostou na cepa, até então desconhecida em plantio local, e colheu bons frutos. Afinal, o consumidor de vinhos nacionais está curioso para ver o potencial do solo local e ousa na hora da compra, querendo experimentar e conhecer novos rótulos. Sua escolha foi por um varietal, vinho 100% sangiovese, homônimo, que já figura nas prateleiras desde a safra 2013.


ALTICAIA SAN MICHELE



A vinícola San Michele cresceu a produção da Sangiovese e conseguiu, neste ano, lançar seu primeiro vinho varietal da uva. O Alticaia San Michele traduz muito bem o espírito do "sangue de Júpiter" italiano: acidez elevada, tânico e com toques de rusticidade. 18 meses de barrica trouxeram aromas complexos ao vinho, porém não sobrepuseram o sabor da fruta, bastante marcante neste vinho.


Aproveite a desgustação online HOJE às 19h30, deste vinho com o enólogo Silnei Furlani, através do link: meet.google.com/vma-ydfk-yyk


Você é nosso convidado! Aproveite, conheça e deguste conosco este grande lançamento de solos catarinenses, de origem italiana e alma brasileira.


Saúde e até a próxima!

85 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo