• Da Vinícola

Um "estranho" no ninho: a exótica Teróldego no Sul do Brasil


Foto: uva Teróldego. Fonte: internet.

Quando falamos em vinhos varietais - produzidos apenas com uma casta, normalmente acabamos nos clássicos: nas Cabernets, Pinots e afins. Sua dissiminação não é à toa: facilidade de cultivo e gosto do mercado determinaram a predominância de certas castas sobre outras. Porém, há joias ocultas que merecem destaque, e hoje é o dia de apresentarmos a você a Teróldego.


De origem Trentina (norte da Itália), esta é uma das cepas mais espetaculares e surpreendentes da Itália. Desconhecida em seu próprio berço de origem, esta é uma uva tinta pouco difundida no resto das regiões produtoras, porém que ganhou destaque de alguns produtores do Sul do Brasil.


O QUE ESPERAR DE UM TERÓLDEGO



Foto: NY Times, artigo "In Teroldegos, the Thrill of the Obscure"

Este é um vinho tinto de características muito interessantes e versáteis: ainda jovem é muito agradável porém tem potencial para envelhecer por décadas! Ou seja, vale a pena comprar uma garrafa para consumo imediato e uma para guarda.

Este vinho tem caráter frutado, apontando para frutas negras, como amoras e ameixas, além de toques defumados. Muito apreciada por amantes da Syrah por suas características semelhantes.


CURIOSIDADE


Em 2002, na maior feira de vinhos do mundo, a VinItaly, um Teróldego 1999 (jovem) da vinícola Foradori Granato foi eleito o melhor vinho em um programa televisivo feito por lá.


TERÓLDEGO NO BRASIL


Alguns produtores ousaram e trouxeram esta casta para o Sul do Brasil. É o caso das duas vinícolas selecionadas pela Da Vinícola, com rótulos de primeira linha: a catarinense San Michele e a gaúcha Don Guerino.


Foi a segunda geração de imigrantes de italianos da Serra Gaúcha que voltaram à Itália e resgataram esta casta esquecida. Já em Santa Catarina, o enólogo da Vinícola San Michele, Silnei Furlani, ex-aluno da Escola Técnica de Enologia do Trento, teve contato com a casta ainda na Itália, e a trouxe na busca das raízes familiares e história da região onde a San Michele está localizada, predominantemente de origem Trentina.

Foi em 1999 que esta uva adentrou o estado de Santa Catarina, trazida pela San Michele em colaboração com a Universidade Federal de Santa Catarina (USFC) e o Insitituto Agrário San Michele, da Itália.


Silnei, o enólogo responsável pela vinificação da casta, afirmou que teve resultados surpreendentes com esta uva, superando as expectativas. As condições climáticas do Sul do Brasil propiciaram um vinho frutado com boa estrutura, aguentando amadurecimento em barricas de carvalho, suportando longos períodos de maturação na garrafa, com uma guarda estimada em até 10 anos.



Conheça o kit DUO TERÓLDEGO, lançamento da Da Vinícola e aproveite para degustar uma casta clássica italiana ainda desconhecida no Brasil.



Degustação dos dois rótulos do Duo

feita pela Sommèliere da Da Vinícola Fernanda Bechtold


TERÓLDEGO ORIGINE 1880 - 2019 - DON GUERINO

De caráter frutado, este jovem Teróldego é um vinho parcialmente (50%) amadurecido em barricas de carvalho americanas e francesas.

De cor rubi intensa, traz aromas predominantes de frutas negras, e toques violáceos, o que denotam sua juventude. Sua acidez equilibrada e alta, também evidenciam um potencial de guarda notótio para este vinho. Tanino macios, aromas tostados, com especiarias e chocolate.

Um vinho de médio corpo, harmoniza idealmente com pratos de molhos vermelhos e pardos.



SAN MICHELE TRIDENTUM 2018

Este vinho catarinense traz igualmente uma coloração rubi intensa, característica desta casta. Aromas frutados, de fruta madura do bosque. Tem um paladar agradável, persistente e harmonioso. Um vinho que amadureceu até 12 meses em barricas de carvalho, com corpo médio-alto. Harmoniza muito bem com queijos fortes em molhos, risotos e lasanhas encorpadas assim como um belo estrogonofe.



Da Vinícola

Amante de vinho?

Inscreva-se para não perder nenhuma novidade

ola@davinicola.com.br

(47) 99690 1791

PROIBIDA A VENDA DE BEBIDAS ALCÓOLICAS PARA MENORES DE 18 ANOS

É proibida a venda, consumo ou fornecimento de bebidas alcóolicas para menores de 18 anos, conforme previsto na Lei Federal 8.069 de 13 de julho de 1990.

Da Vinícola Comércio de Bebidas Ltda 

Rua 12 de Outubro, 45, B. Eugênio Schneider, Rio do Sul/SC 89160-054 l CNPJ: 35.446.522/0001-04 l Entrega entre 3 e 7 dias úteis